Restaurando PPPoeConf e Restabelecendo conexão com internet Linux

Restaurando PPPoeConf e Restabelecendo conexão com internet Linux


Pessoal, quero compartilhar uma experiência que tive com o Linux recentemente...

O que está escrito a seguir, é um relato de um usuário frustrado (EU) com conexões de internet no Linux, e acho que muitos de vocês vão se identificar com a história. Logo em seguida lhes digo como eu resolvi o problema...

Minha internet é do tipo Wireless com antena da Ralink, do tipo que é preciso logar com nome de usuário e senha num discador do Windows. Lá é moleza. Só que eu sempre gostei do Linux, principalmente Ubuntu... mas não é fácil fazer um esquema parecido como no Windows onde você poe teu usuário e senha e se conecta na internet. No linux é mais complicado, e o melhor jeito de fazer isso é indo pelo comando pppoeconf no Terminal.

Certo, o pppoeconf pede umas coisas lá como login e senha e um monte de "sim" e "não" e pronto, estamos conectados na internet. Pelo menos até a reinicialização do sistema *-----*

Agora começa a dor de cabeça! Qando o sistema volta, o sinal da rede simplesmente desaparece, e mensagens como "Rede fora de alcance" e "Rede não gerenciável" são assombrações na nossa vida!

Você navega por fóruns e mais fóruns em busca de uma solução.. É um tal de dhclient pra lá, iwlist pra cá, e nada de se resolver o problema.

Pois então vejam como eu solucionei o meu:

Quando você configura login e senha pelo pppoeconf no Terminal, ele altera o arquivo /etc/network/interfaces e fica algo parecido com isso:

auto lo
iface lo inet loopback

iface dsl-provider inet ppp
pre-up /sbin/ifconfig wlan0 up # line maintained by pppoeconf
provider dsl-provider
auto wlan0
iface wlan0 inet manual

O que eu fiz foi editar esse arquivo (sudo gedit /etc/network/interfaces) e apagar essas cinco linhas aí de baixo e deixando apenas essas:

auto lo
iface lo inet loopback

Depois de ter salvo o arquivo e reinciado o PC, fui até outro arquivo (sudo gedit /etc/rc.local) e adicionei a seguinte linha antes de Exit:

pon dsl-provider

Salvei, reiniciei novamente a máquina e pronto. Agora minha internet, além de aparecer normalmente o sinal da rede, também se conecta automaticamente com meu login e senha.

OBS: Não faço ideia de onde tá a configuração do pppoeconf que manteve meu login e senha sem que eu precisasse reconfigurá-lo, mas sei que minha net agora ta de boa!

Se você encontrou uma maneira diferente para resolver esse problema, deixa aí nos comentários :)

0 comentários :

Postar um comentário